Seja bem vindo ao nosso site RSVTV - www.rsvtv.com.br.

RSVTV
REGIONAL

Tarifa Zero completa seis meses com 320% de aumento de passageiros e quase 9 milhões transportados

Publicada em 21/05/24 às 01:16h - 23 visualizações

por BIGNARDI JUNIOR


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Letícia Teixeira / PMSCSc)

Pioneiro no ABC, o Programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano do Sul completou seis meses em maio, alcançando o número de 72 mil passageiros diários, um aumento de 320% do número diário em relação ao período anterior à gratuidade nos ônibus municipais: antes do programa eram cerca de 22 mil passageiros diários. Nestes seis meses, mais de 8,7 milhões de passageiros foram transportados nas 10 linhas.

O Tarifa Zero não viu apenas o número de passageiros aumentar. O número de ônibus da concessionária rodando pela cidade também aumentou de 42 para 57, incluindo dois veículos da nova linha Circular Universitário. Em dezembro de 2023, houve a entrega de cinco novos veículos com wi-fi e ar condicionado, com tecnologia Euro 6, que emite menos poluentes.

“São Caetano atingiu uma estabilidade econômica que permitiu lançarmos um projeto desta envergadura, o qual impacta de forma muito positiva a mobilidade, o aspecto social, o meio ambiente e a economia da cidade, tanto para o empregador quanto para o empregado”, ressaltou o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

O Tarifa Zero está consolidado como um programa que abrange três pilares fundamentais, além, é claro, do incentivo à mobilidade urbana. O social, pois a gratuidade beneficia a todos, especialmente quem mais precisa; o econômico, desonerando a folha de pagamento das empresas, e o ambiental, porque reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.

No entanto, um programa desse impacto requer ajustes permanentes, como esclareceu o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Santo Vido Faria. “Por conta exatamente do dinamismo que um programa desse porte requer, devemos finalizar um estudo com uma consultoria sobre a necessidade de um possível remanejamento para podermos otimizar essas 10 linhas. Antes do Tarifa Zero, tínhamos uma linha comercial e agora temos uma linha mais dinâmica, com o objetivo de levar as pessoas a cada vez mais lugares, interligando a cidade com linhas troncais, por exemplo”, explicou Diego.

ITINERÁRIO

Os passageiros de São Caetano podem acompanhar pelo celular, tablet ou internet o horário de chegada dos ônibus, localização dos pontos e as linhas que atendem ao destino da rede municipal. O aplicativo CittaMobi para smartphones geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos a ele, detalha itinerários e mostra, em tempo real, quanto tempo falta para o ônibus chegar.

Desta forma, São Caetano disponibiliza aos usuários de transporte público municipal informações em tempo real sobre o horário de partida e chegada de ônibus. Este sistema está em operação em 100% das linhas e em 100% dos ônibus municipais que circulam em São Caetano do Sul. Para quem ainda não tem o aplicativo, existem três formas de baixá-lo: no site da Citamobi (www.citamobi.com.br), pelo Google Play (Cittamobi Acessibilidade – Apps no Google Play) ou pelo App Store (Cittamobi: Horários de Ônibus na App Store (apple.com).





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site RSVTV
Nosso Whatsapp 11 9 9153 9162
Copyright (c) 2024 - RSVTV - Seja nosso parceiro! Saiba mais... Entre em contato: 11 99513-9162

Seja bem vindo ao nosso site RSVTV - www.rsvtv.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!